Assistentes sociais dos municípios que margeiam o Lago de Itaipu participaram de uma reunião nesta sexta-feira (10), para a organização do Projeto Jovens Lindeiros Ligados à Vida, evento que está na 6ª edição. A organização é do Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu com as assistências sociais, patrocínio e apoio da Agência de Desenvolvimento Cultural e Turístico da Região Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu (Adetur) e Itaipu Binacional. Na reunião houve a presença de representantes de 15 municípios.
São 16 lindeiros que poderão envolver até 20 jovens de 13 a 17 anos por grupo. A proposta é promover ações coletivas com os participantes no combate ao uso de drogas por intermédio de atividades de promoção à vida, integração com a comunidade e expressão de hábitos saudáveis, além de estímulo ao turismo segundo a diretora técnica do Conselho dos Lindeiros, Sandra Finkler.
Dentre as atividades, os jovens produzirão vídeos, teatro e desenvolverão ações nas comunidades de seus municípios como forma de levar informações e conscientização a respeito das problemáticas enfrentadas na região. Além das atividades específicas a cada cidade, três encontros vão reunir os jovens dos municípios participantes para ações conjuntas.
Conforme Sandra Finkler a expectativa para o evento é positiva, tendo em vista a presença de 15, dos 16 municípios lindeiros.
Protagonismo jovem
Este tipo de ação é muito importante pelos benefícios morais contidos na proposta que visa estimular o protagonismo jovem com a conscientização e o despertar para a promoção de hábitos positivos na sociedade, conforme os organizadores.
Inscrições
Em maio deve ser divulgado o procedimento para as inscrições dos grupos, as quais serão feitas até 20 de julho.