Nesta quarta-feira (05), foi realizado um workshop para confecção de ecobags na região lindeira. O treinamento reuniu as artesãs por intermédio do projeto ‘partiu região com a rede’, organizado em parceria entre o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e a Agência de Desenvolvimento Cultural e Turístico da Região Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu (Adetur). O objetivo da iniciativa é desenvolver bolsas ecológicas (ecobags) utilizando retalhos que sobram em fábricas de vestuário da região.
Com a oficina foi possível produzir alguns modelos de ecobags. Os exemplares serão apresentados à diretoria da Adetur para aprovação.
Os primeiros retalhos de vestuários foram cedidos por uma empresa que confecciona camisas em Itaipulândia. O proprietário da indústria, Marcos Antônio Marchioro, ressalta que participar do projeto é importante para o destino dos resíduos. “Foi uma grande ideia o desenvolvimento deste projeto”, destaca.
A diretora técnica do Conselho dos Lindeiros, Sandra Finkler, observa que o projeto contempla a sustentabilidade e cultura aliados com o emprego do conhecimento relacionado ao artesanato, com a geração de renda às artesãs. Empresas, prefeituras, Conselho dos Lindeiros, Adetur e o trade de turismo da região.
Criatividade e renda
Uma das coordenadoras da Rede de Cooperação do Artesanato, da região lindeira ao lago de Itaipu, Marlei Scussel Farias ressalta que a avaliação do workshop é positiva. “A criatividade das participantes surpreendeu e foram produzidas peças muito interessantes”, observa.
Para uma das participantes, Márcia Poersh, de Entre Rios do Oeste, a iniciativa é importante para a movimentação no artesanato com criação de peças e possibilidade de comércio do que é produzido. Márcia criou um modelo duplo de bolsa, que pode ser usado, de um lado como um artigo mais esportivo e do outro como uma bolsa de mão.
As ecobags produzidas serão distribuídas em feiras e eventos da Adetur, com a possibilidade de venda através do site da associação e dos empreendimentos associados.
De acordo com a assessora técnica e coordenadora de atividades da Adetur, Sara Fernanda de Moraes, a parceria com o Conselho dos Lindeiros visa a estreitar os laços para desenvolver projetos que incentivem os trabalhos manuais, a sustentabilidade social e ambiental na região. A iniciativa também busca fomentar a economia local.