A diretora técnica do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Sandra Finkler, participa, em Brasília, do VIII Fórum Nacional das Transferências e Parcerias da União (FNTU). O evento ocorre de 13 a 15 de junho e é realizado pela Secretaria de Gestão e Inovação, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, por meio da Diretoria de Transferências e Parcerias da União.
O objetivo do Fórum é fortalecer a governança, a melhoria da gestão e do controle, apresentar e discutir as inovações empreendidas, sejam elas normativas ou sistêmicas, bem como compartilhar experiências e boas práticas no âmbito das transferências e parcerias, segundo o boletim informativo do evento.
Conforme Sandra Finkler, neste ano o governo também envolveu as entidades do terceiro setor, onde o Conselho dos Lindeiros se encaixa.
Dentre os destaques com relação à diversas informações úteis aos municípios lindeiros está o status dos consórcios públicos como os principais veículos de aquisição de verbas federais de forma conjunta, preferencialmente nos setores de coleta seletiva, iluminação e saneamento básico. “A gente está tendo uma ideia de como vai funcionar a nova lei de licitações, por exemplo, o transfere.gov, que a intenção é trazer todas as plataformas de captação de recursos para único lugar”, destaca. “Então, está sendo bastante produtivo e com bastante informações pertinentes”, ressalta.
O VIII FNTU contará com mais de 100 painéis voltados para a melhor qualificação dos participantes e é realizado pela Secretaria de Gestão e Inovação (Seges) do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), por meio da Diretoria de Transferências e Parcerias da União (DTPAR).